Editora Ibero-Americana, o que fazemos?
A Editora Ibero-Americana presta serviços na área científica, principalmente no campo das Ciências Humanas, especificamente na Área de Educação, por meio da gestão de revistas científicas (Periódicos); também atuamos nas demais áreas do conhecimento (Qualis CAPES), por exemplo, a Área da Saúde Coletiva, Ciência Política, Ciências Sociais, Engenharia de Alimentos e Nutrição, Medicina, Ciências Sociais Aplicadas. A Gestão de periódicos é focada em qualificação e em gerar fatores de impacto, principalmente utilizando-se de estratégias de Divulgação e Marketing Científico, processos e acompanhamento de indexação de periódicos em bases, diretórios, bibliotecas, construção da identidade, capas de edições e demais artes. Também realizamos a formatação e normalização de artigos, revisão de textos, relatórios, informativos, laudos técnicos, contratos, sites de programas de pós-graduação, textos para comunicação em ofícios, construção de templates, traduções de textos comerciais, técnicos e científicos para o espanhol, inglês e outros idiomas mediante solicitação.
Oferecemos assessoria técnico-científica para mestrandos, doutorandos e demais pós-graduandos, durante a elaboração e a redação de artigos, projetos, dissertações, teses e relatórios de pós-doutoramento. A nossa equipe de professores e pesquisadores, todos mestres e grande parte doutores ou cursando o doutorado, trabalham com a avaliação de conceitos, textos, conferência de coerência e coesão, dados, materiais e métodos de pesquisa. Dessa forma, colaboramos para aperfeiçoar e tornar o texto científico mais qualificado, sendo os autores responsáveis pelas atualizações de conteúdo, escrita e diálogos. Oferecemos, desse modo, uma mentoria completa e exclusiva para cada pesquisa.
Na Editora, além de assessorar autores, pesquisadores, coordenadores de PPGs e demais profissionais da área cientifica na publicação de seus resultados de pesquisas e práticas, investimos também em um trabalho de reeducação dos pesquisadores acerca do funcionamento do mercado editorial científico (inter)nacional.
Dessa maneira, a Editora também se concentra em reformular o formato de publicação de artigos no Brasil, com alcance global. Isso significa atuar no processo de revisão por pares às cegas e com a ciência aberta, para dessa forma contribuir com a qualificação da Comunicação e Divulgação Cientifica de nossos autores.
Ademais, a Editora visa a justiça e a democratização do trabalho, assegurando condições de vida e de qualidade para os profissionais que trabalham nos bastidores dos periódicos. Acreditamos que para os estudantes de graduação e pós-graduação conseguirem atuar com profissionalismo e profissionalização, precisam ser remunerados, visando também a sustentabilidade financeira das revistas a longo prazo.
Todos os nossos processos editoriais estão pautados nas Boas Práticas Científicas e no Código de Ética do COPE. Somos membros ABEC — Associação Brasileira de Editores Científicos.
Prof. José Anderson Santos Cruz
Doutor em Educação Escolar
Editor-chefe
Obrigado a todos!